Cadastre seu E-mail

Your email:

describe the image

describe the image

describe the image

Current Articles | RSS Feed RSS Feed

Como gerar código de barras no Excel

  
  
  

Aprenda nesse artigo como gerar códigos de barra no Excel, utilizando alguns arquivos de fonte de texto e o StrokeScribe Active X. Vamos ensinar duas maneiras de se fazer isso, aqui vai a primeira e mais simples:

Código de Barras no Excel - Opção 1

1. Faça download da fonte de código de barras que melhor atender sua demanda:

codigo EAN 13

codigo ITF 2 de 5 (padrão Febraban)

codigo EAN 128

codigo 39

codigo QR

codigo DataMatrix

codigo PDF417 

 

2. Após o download e extração do arquivo compactado, rode o arquivo setup.exe e copie os arquivos com extensão .TTF da pasta TrueType para C:\Windows\Fonts

3. Abra o Excel, crie o texto/código que deseja em uma fonte básica, por exemplo, Arial. Em seguida,  troque para a fonte que você acabou de instalar. Note que automaticamente, essa fonte converte o que você digitou para o desenho de um código de barras, como mostra a figura abaixo:

código de barras excel

O próximo passo é imprimir esse código gerado em um papel. Pronto, basta apontar um leitor de código de barras para a etiqueta criada e o leitor irá digitar automaticamente ocódigo impresso na etiqueta.

Código de Barras Excel - Opção 2

Outra maneira de gerar código de barras no Excel é utilizando o StrokeScribe ActiveX.Esse plugin possibilita que você altere o tipo de código, por exemplo, para um QR code.

Primeiramente, é necessário instalar o StrokeScribe ActiveX. Voce pode baixar aqui: http://strokescribe.com/en/download.html.

Após a instalação do StrokeScribe, abra o Microsoft Excel e na aba INSERIR vá em OBJETO, como mostra a figura:

codigo de barras em excel

Após clicar em OBJETO, na aba CRIAR NOVO, selecione a opção StrokeScribe Document da lista de opções:

código de barras no Excel

Assim que selecionar StrokeScribe, automaticamente aparecerá um código de barras na tela. É aí que a modificação do tipo de código acontece. Duplo clique em cima do código para editar as informações contidas e o tipo de código. Veja na figura que selecionamos a opção QRCODE e está circulado o campo onde se altera o texto contido no código:

como gerar código de barras excelEm ambos os casos se tem a possibilidade de modificar os dados do código, porem utilizando o StrokeScribe Active X com o Excel, abre-se a possibilidade de alterar também o tipo de código a ser gerado.

Confira outro artigo onde disponibilizamos vários tipos e download de fontes de código de barras.


Comments

Muito interessante e de ótima funcionalidade para a gestão empresarial. Obrigado.
Posted @ Tuesday, April 10, 2012 5:54 AM by Junior
Bom dia amigo, eu estou com dificuldades ao fazer o teste,eu não entendi ainda eu me atrapalho nesta parte ( TTF da pasta freewarecodebarfont para C:\Windows\Fonts - e nesta tbem (Abra o Excel, crie o texto/código que deseja em uma fonte básica, por exemplo, Arial. Em seguida, troque para a fonte que você acabou de instalar. Note que automaticamente, essa fonte converte o que você digitou para o desenho de um código de barras, como mostra a figura abaix) poderia me ajuda?
Posted @ Wednesday, July 18, 2012 7:53 AM by Jefferson Santos
Bom dia Jefferson, obrigado pelo comentário. Ao abrir o arquivo baixado do link no post, voce deverá copiar os arquivos que o nome terminar em .TTF na pasta FONTS. Para chegar até ela voce deve abrir o Windows Explorer, depois a pasta C: e dentro dela, abrir a pasta WINDOWS e dentro dessa pasta, abrir a pasta FONTS. Copie então os arquivos .TTF dentro da pasta FONTS. Depois disso voce abre o Excel e digita lá os dados que quer que contenha o código de barras. Após digitar, basta mudar a fonte que vc está usando para a fonte baixada. O nome dela é CODABARLARGE. Pronto, já está criado seu código de barras.
Posted @ Wednesday, July 18, 2012 8:05 AM by Leonardo Calandriello
Boa tarde, 
 
 
 
Estou tentando imprimir código de barras mas tenho uma dúvida. 
 
A informação que eu quero imprimir é, por exemplo 88446655.KPX 
 
 
 
Pergunto. Basta trocar a fonte de arial para EAN128 que já tá pronto? É isto? Depois é só passar o leitor que já será reconhecido? 
 
 
 
Obrigado pela atenção. 
 
Abraço.
Posted @ Friday, August 17, 2012 5:08 PM by eleoterio
Sim, é bem simples. Basta instalar a fonte que deseja utilizar na pasta do Windows, conforme o post ensina a fazer. Dependendo da quantidade e dos caracteres que desejar inserir, varia o tipo de simbologia e fonte que voce deverá utilizar.
Posted @ Monday, August 20, 2012 11:59 AM by Leo Calandriello
o leitor não está conseguindo ler, errei em alguma coisa?
Posted @ Thursday, August 23, 2012 6:32 AM by REGIS
Qual a marca e modelo do leitor? E qual a fonte que foi selecionada no Excel?
Posted @ Thursday, August 23, 2012 7:13 AM by Leonardo Calandriello
Bom dia, amigo! 
 
Para estabelecer esta serie de numero, preciso de uma tabela para dizer, empresa brasileira, o codigo do material, do fabricante, o de serie do produto e etc 
Onde acho esta codificação para poder criar este codigo 
Grato
Posted @ Sunday, August 26, 2012 10:15 AM by Arivalter
Amei! Show de bola....
Posted @ Friday, August 31, 2012 1:58 PM by Camila Sena
Bom dia, instalei a fonte coda.. 
 
gero o código de barras, mas o leitor nao le.. é um leitor CCD, o que pode ser?
Posted @ Friday, September 21, 2012 6:45 AM by Evandro
o leitor BR-310 da bematech não conseguiu ler nem o código médio e nem o grande, os códigos que estou tentando criar são desse tipo: 
 
 
 
178607231721 
 
 
 
eu pego a etiqueta que está no produto e tento criar uma etiqueta com o código pra colocar na embalagem... preciso de alguma fonte especial???
Posted @ Saturday, September 22, 2012 6:38 AM by Bruno
Devido a dificuldade de leitura da fonte que haviamos disponibilizado para download, alteramos e acrescentamos alguns links de download de fontes para as simbologias mais utilizadas, verifiquem o inicio do post para os novos links.
Posted @ Wednesday, September 26, 2012 8:45 AM by Leonardo Calandriello
oi, possuo uma revista gratuita, mas gostaria de colocar a venda em mercadinhos, lojas de 1,99, mas precisaria colocar código de barras, não entendo dessas coisas, poderia me ajudar? como faço para ter um código de barra
Posted @ Tuesday, January 15, 2013 1:47 PM by carol
Carol, acesse o link a seguir para entender como se afiliar ao GS1, que é o orgão gestor e de regulamentação de códigos de barras no Brasil >> http://www.rogetechbrasil.com.br/suporte/knowledge-base/bid/138965/O-que-%C3%A9-gs1-Brasil Caso precise imprimir etiquetas com os códigos de barras, vc irá precisar de uma impressora de código de barras e um leitor, como os que comercializamos, por exemplo. Nos avise para ajudarmos no que for preciso. Obrigado pelo comentario, abs.
Posted @ Tuesday, January 15, 2013 1:54 PM by Leonardo Calandriello
Muito obrigada pelas informacoes! 
Consegui fazer conforme as instrucoes! 
 
Uma forte abraco! 
 
Posted @ Thursday, January 17, 2013 12:45 AM by Lana Cao
Adorei a dica do código de barras, mas seguindo todas as instruções o meu código de barras (padrão EAN13 para CD) é impresso com a palavra Demo na primeira linha do código. Com retirar esta palavra Demo? 
Obrigada
Posted @ Monday, February 04, 2013 5:36 AM by Lílian Queiroz
Cara Lilian, a fonte EAN13 disponível para download é apenas para testes, por isso a palavra DEMO. Se vc realmente for utilizar código de barras em produtos aconselho afiliar sua empresa ao http://gs1.org.br para ter o código de barras oficial de seus produtos. Obrigado pelo comentário, abs.
Posted @ Monday, February 04, 2013 9:17 AM by Leonardo Calandriello
Bom dia, Jefferson! Nao consigo encontrar a pasta freewarecodebarfont, pós o download! Como faco? 
 
abss
Posted @ Friday, February 22, 2013 6:46 AM by Marcos
Caro Jefferson, o post foi atualizado com novas fontes, por isso não encontrou essa pasta. Agradeço por nos alertar e informo que já atualizei o conteudo com o caminho correto da pasta e arquivo. O correto é copiar os arquivos extensão .TTF da pasta TrueType, releia o post, por favor. Obrigado pelo comentário, abs. 
Posted @ Tuesday, February 26, 2013 10:31 AM by Leonardo Calandriello
Ola gostaria de saber como faço para fazer os codigos de barras? 
Posted @ Thursday, March 14, 2013 8:57 AM by
olá amigos bom dia, 
gostaria de saber se eh possivel um coletor de dados reconhecer um codigo de barras qualquer, onde seja uma palavra ao inves de um numero. eh possível? 
att Tiago
Posted @ Thursday, June 06, 2013 8:36 AM by Tiago pavao
Tiago, é possivel, existem simbologias, por exemplo, o código 128, que são alfanuméricas. Obrigado pelo comentário. Abs.
Posted @ Friday, June 07, 2013 7:19 AM by Leonardo Calandriello
Consegui instalar as fontes, mas meu leitor depois de impresso não consegue ler, o q faço 
Modelo cpx-hr100
Posted @ Thursday, August 08, 2013 2:47 PM by Adilson Russo
Olá Adilson, 
 
Acredito que a simbologia que você está tentando ler não está habilitada, segue link com códigos de barras para habilita a simbologia. 
http://www.rogetechbrasil.com.br/suporte/knowledge-base/newland/
Posted @ Friday, August 09, 2013 8:55 AM by Reginaldo Bittencourt
Post Comment
Name
 *
Email
 *
Website (optional)
Comment
 *

Allowed tags: <a> link, <b> bold, <i> italics