Cadastre seu E-mail

Your email:

describe the image

describe the image

describe the image

Current Articles | RSS Feed RSS Feed

O que é o código de barras e como funciona a sua leitura

  
  
  

O artigo de hoje vai explicar o que é o código de barras (bar code), seu funcionamento e como é feita a leitura e intrepretação dos dados pelo computador.

O código de barras UPC (em inglês Universal Product Code) foi originalmente criado para auxiliar os mercados a aumentar a velocidade do processo de verificação na saída de produtos e melhorar o controle de inventário. Mais tarde, constatou-se a eficiência desse tipo de código e sua utilização foi extendida para todo o varejo rapidamente.

A empresa criadora do código de barras é a americana UCC (Uniform Code Council). Para explicar o que é o código de barras, vamos dividi-lo em duas partes, a primeira que é o próprio código visível para as máquinas e a segunda que são os dígitos visíveis ao olho humano.

o que é o codigo de barras 

A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner (leitor de código de barras), que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Através da luz refletida pelos módulos que compõem o espaço, ou pela ausência dos mesmos, o leitor interpreta o código. A interpretação acontece através do uso de um conversor analógico/digital que transforma os sinais analógicos produzidos pela luz recebida por meio de um sensor fotoelétrico, em um sinal digital (sucessão de 0 e 1 em forma de pulso). Na ausência de luz a reflexão gera outro sinal que caracteriza a barra, assim, cada caractere do código é interpretado como um número binário e cada módulo reproduz um dígito 0 para espaço em branco e 1 para barra, onde a luz não é refletida. Existem várias larguras de barra, cada uma significando um caractere diferente. Aqui vai um glossário das partes de um código de barras:

Barra - Consiste na parte escura do código de barras (normalmente preta), ela absorve a luz e codifica um em cada modulo de barra .

Espaço - Consiste na parte clara do código (geralmente o fundo que o código é impresso) , ele reflete a luz e cada modulo é codificado como zero.

Caractere - Cada numero ou letra codificado com barra e espaço. Cada caractere pode ser modificado por tantos “1” ou “0” quantos forem os módulos contidos na sua codificação.

Caractere inicial/final - Indicam ao leito, respectivamente o inicio e o fim do código; este caractere pode ser representado por uma letra , um numero ou um outro símbolo dependendo do padrão do código em questão.

Separadores - Servem para indicar as extremidades do código e indicar ao leitor o sentido que o código esta sendo lido. Servem também para permitir que o código  seja lido nos dois sentidos.

Densidade do código de barra - É caracterizada pela relação entre a quantidade de módulos ou caracteres e o espaço ocupado pelos mesmos, uma vez impressos.

Modulo - O modulo consiste no elemento mais estreito do código, seja ele uma barra ou espaço. Os separadores, as zonas mudas, os caracteres especiais, ou  seja, todos os elementos que compõem o código de barra são múltiplos do modulo quanto a largura. Podemos dizer que o modulo é a unidade mínima e básica componente do código de barra cujo tamanho é definido diretamente pela densidade do código.

Sinais de enquadramento - Delimitam uma área retangular da qual devem estar contidos todos os elementos de código.


Comments

Olá Leonardo, eu gostaria de lhe enviar um e-mail, você tem algum que possa me passar? Obrigado.
Posted @ Sunday, November 18, 2012 1:16 PM by Henrique
Olá Henrique, segue meu email: leonardo.antonio@roge.com.br  
Abs Leo
Posted @ Sunday, November 18, 2012 1:57 PM by Leonardo Calandriello
Prezado Leonardo 
Primeiramente quero parabenizá-lo pela excelente explicação a respeito do código de barras. 
Porém, ainda me restaram algumas dúvidas. (A loja é fictícia.) 
Se, eu tenho uma mercadoria na minha loja, como por exemplo, um fogão de 6 bocas, branco, forno auto-limpante, queimadores gigantes, pintura esmaltada etc. 
Pergunto: 
1)Como esses dados são inseridos na etiqueta do código de barras? Quem os insere? 
2)Qualquer scaner pode ler a etiqueta? 
3)existe a possibilidade de esses dados serem alterados por alguém não autorizado? se afirmativo, como é possível? 
4)É possível alterar os dados(por alguém autorizado), tipo cor do fogão, quantidade das bocas, mantendo-se a mesma etiqueta?  
Desde já, 
agradeço.
Posted @ Tuesday, November 27, 2012 10:52 AM by Francesco Marcolin
Obrigado pelo comentário Francesco. 
Para regularizar uma loja e poder utilizar códigos de barra que diferenciem configurações de um mesmo produto, é necessário que a loja se afilie ao gs1 que é o orgão gestor de código de barras de produtos no Brasil. Dessa forma se consegue ter códigos para todos os produtos. A grande maioria dos leitores consegue ler esse tipo de código de barras. Se a sua loja estiver regularizada, terceiros não conseguirão fraudar o código de barras, visto que seu número será de uso exclusivo. Já para alteração , você receberá uma série de números para que possa ter as variações dos produtos, cada uma com seu código de barras. Acesse o site da gs1 >> http://www.gs1.org.br/
Posted @ Tuesday, November 27, 2012 11:07 AM by Leo Calandriello
Caro amigo. Saudações. Preciso encontrar mais material que me possa trazer conhecimentos mais apurados no código de barras, visto que sou inventor, tenho uma patente em andamento no INPI/RJ, e recentemente vi uma publicação de uma empresa americana que certamente irá colocar no mercado mundial a fórmula por mim criada a partir do código de barras. Logo se acaso eu tiver que acionar a empresa judicialmente terei que provar que sou conhecedor do sistema. Li sua publicação mas sinto que ainda precisoir mais além. Fico imensamente grato se vc puder me indicar fonte ou mandar via email material. Um abraço irmão e grato pela atenção.
Posted @ Thursday, December 27, 2012 7:31 AM by Aloizio Vasconcelos Corrêa
O site de vcs é muito bom.Obrigado pela ajuda de vcs.
Posted @ Tuesday, May 14, 2013 7:57 AM by amanda maria de almeida da silva
Post Comment
Name
 *
Email
 *
Website (optional)
Comment
 *

Allowed tags: <a> link, <b> bold, <i> italics